TV 3D SEM ÓCULOS

 

Fonte: Blog Planet Tech – Por Eduardo Bonjoch

Sem dúvida, o produto mais inovador apresentado pela Semp Toshiba na terça-feira (22/03) foi a TV de 20″ da linha Glassesless 3D, que dispensa o uso de óculos para gerar imagens tridimensionais.

Agora, o fabricante promete lançar o aparelho, que foi uma das grandes atrações da CES 2011 (clique aqui para saber mais detalhes), no mercado brasileiro até o final do ano.

O conceito básico do “3D sem óculos” é o mesmo do “3D com óculos”: preparar uma imagem diferente para cada olho. No modelo “3D sem óculos”, os óculos são substituídos por uma película especial na frente do painel LCD. É ela que faz a separação das imagens destinadas a cada olho, através de painéis e processadores especiais, aplicados para maior resolução e realismo de imagem.

Esta tecnologia original da Toshiba, desenvolvida pela equipe de uma conceituada engenheira japonesa, reproduz nove imagens para cada pixel. Assim, embora não entregue (ainda) resolução Full-HD (1080p), o TV Glassesless gera quatro vezes mais pixels do que os TV com essa característica.

Fiz o teste prático durante o evento e gostei do resultado. Como pontos positivos, ressaltaria o bom ângulo de visão (o efeito não se perdeu nem mesmo quando me posicionei na lateral da tela) e o maior conforto, dispensando o uso dos óculos. Mas, por outro lado, o 3D com óculos ainda me parece mais real. Talvez não por muito tempo!

 

Newsletter

Redes Sociais

Contato

  • Av. Anita Garibaldi, 2058 - Ahú - Curitiba/PR