PALCO SONORO

 

palco_sonoro_2

Soundstage ou palco sonoro resumidamente, é o espaço a partir do qual o som é gerado ou o local onde o som é gerado.

A intenção do palco sonoro é que com um bom som, se tenha a sensação de estar exatamente no local em que ocorreu o show, por exemplo, independente se estiver em casa, no carro ou no escritório.

Se tratando de Home Theater o ideal é que todo filme ou show musical seja reproduzido de acordo com a situação real, ou seja, as cenas, falas e toda parte visual, devem estar sincronizados com a música e efeitos sonoros. Ex.: no show aparecem as palmas da platéia e o som tem de ser o mesmo.

Trimendisional

Em todos os casos existem as dimensões trimendisionais: altura, largura e profundidade do palco sonoro.

Altura do Palco – Num exemplo mais simples, a altura real em relação ao piso de um instrumento numa sala de concerto, deve ter reprodução na mesma altura na sua sala ou num filme o som do avião deve vir por cima. Deve sempre estar coerente com o palco real.

Largura de Palco – São os limites direito e esquerdo do palco. O sistema deve reproduzir um palco largo para os ouvintes.

Profundidade do palco – é a referência da distância entre o ouvinte e os vários instrumentos da imagem sonora. Numa cena se o avião está longe do ouvinte deve soar longe também, num mesmo momento o cachorro latindo mais perto deve soar mais perto também.

As caixas embutidas no gesso tem esta vantagem, além de serem bonitas , discretas, ficam necessariamente longe do ouvinte. Quando não há gesso, pedestais e suportes de parede pode ser a solução.

Ambiência

Quanto melhor a ambiência, melhor a reprodução do palco real. Tempo de reverberação, ruídos de fundo, volume do ambientes, tem de ser levado em consideração na questão da ambiência.  Na sua sala de reprodução evite pisos frios, muitos vidros, pé direito muito alto, material fono absorvente, ou seja: carpete, tapetes, sofás de tecido, espuma grossas, cortinas pesadas, pois esses elementos prejudicam os harmônicos e não causam tanta reverberação.

DICAS NIPPON STUDIOS

* As caixas devem estar posicionadas na altura do ouvido. Se no móvel não tiver esta condição, use pedestais ou suportes que possam direcionar para isto. 

* As caixas direita e esquerda do Home Theater devem estar a pelo menos 2,5m uma da outra, e a caixa traseira deve ficar a uma distância de 2 metros do ouvinte principal.

 

Newsletter

Redes Sociais

Contato

  • Av. Anita Garibaldi, 2058 - Ahú - Curitiba/PR