DVI

 

Conector Macho DVI-I

O Digital Visual Interface (DVI) é um padrão de interface de vídeo criado para melhorar a qualidade dos dispositivos de vídeos digitais, como monitores LCD e projetores digitais.

Esse padrão foi criado por um consórcio de indústrias, o Digital Display Working Group, em 1999 e substituiu o conector VGA. Inicialmente o mesmo foi projetado para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo. Ele é parcialmente compatível com o padrão High-Definition Multimedia Interface no modo digital (DVI-D).

A interface DVI usa um protocolo digital, onde a iluminação de cada pixel desejada é feita através da transmissão de dados binários. Quando um display está em sua resolução nativa, ele irá ler cada número e aplicará o contraste apropriado para o pixel. Desta forma, cada pixel no buffer de saída, do dispositivo de origem, corresponderá diretamente a um pixel no dispositivo display, como por exemplo em um monitor LCD.

Nas interfaces analógicas, a aparência de cada pixel pode ser afetada por um pixel adjacente. Isto pode ocorrer devido a interferência elétricas ou distorções analógicas. Os padrões precedentes tais como o VGA análogo foram projetados para dispositivos CRT-baseados e assim não usaram dirigir-se discreto da exposição do tempo. Enquanto a fonte análoga transmite cada linha horizontal da imagem, varia sua tensão da saída para representar o brilho desejado.

Em um dispositivo do CRT, isto está sendo usado para variar a intensidade do feixe da exploração enquanto se move através da tela. Entretanto, ao usar indicações digitais (tais como o LCD) com sinais análogos (tais como VGA), há uma disposição de pixels discretos e um único valor do brilho deve ser escolhido para cada um. O decodificador faz isto provando a tensão do sinal de entrada em intervalos regulares. Quando a fonte for também um dispositivo digital, como um computador, esta pode conduzir à distorção se as amostras não estiverem sido examinadas no centro de cada pixel e assim desencadear problema com crosstalk.

Conector
Pinos dos conectores DVI (visão do plug)

O conector de DVI geralmente contém os pinos para transmitir os sinais video digitais DVI-nativos. Na conexão de duplo-link (dual-link), os pinos adicionais são fornecidos para o segundo sinal de dados.

O conector de DVI inclui os pinos que fornecem os mesmos sinais análogos encontrados em um conector de VGA, permitindo que um monitor de VGA seja conectado com um adaptador DVI-VGA. Esta característica foi incluída a fim de deixar o DVI universal, que permite que um ou outro tipo de monitor (analógico ou digital) seja operado no mesmo conector.

O conector de DVI em um dispositivo normalmente tem um desses três nomes, dependendo que dos sinais executa:

· DVI-D (somente digital)

· DVI-A (somente analógico)

· DVI-I (digital e analógico)

O conector inclui também a posibilidade para uma segunda conexão de dados para exibição em alta resolução, embora muitos dispositivos não o forneçam. Neste caso o conector é chamado de DVI-DL (Dupla Conexão).

O pino maior no conector de DVI-I é mais longo do que o mesmo pino em um conector de DVI-D, assim não é possível conectar um macho DVI-I em uma fêmea DVI-D removendo os 4 pinos análogos. Embora seja possível conectar um cabo do macho DVI-D a um conector da fêmea DVI-I. Muitos monitores do LCD só tem a conexão de DVI-D, de modo que um macho de DVI-D baste para conectar o monitor a seu conector da fêmea dos computadores DVI-I.

DVI é o único padrão de video difundido que inclui opções análogas e digitais de transmissão no mesmo conector. Os padrões competindo são exclusivamente digitais: estes incluem um sistema usando um diferencial de baixa tensão que o sinaliza (LVDS diferenciais da baixa tensão ), conhedicos por seus nomes proprietários FPD (para a exposição do LCD) ligação e flatlink; e seus sucessores, relação da exposição de LVDS, LDI e OpenLDI.

Alguns aparelhos de DVD, TVs que incluem os novos aparelhos HDTV e os projetores de video têm conectores DVI/HDCP. Estes são fisicamente os mesmos que os conectores de DVI, mas transmitem um sinal codificado usando o protocolo de HDCP para a proteção de cópia. Os computadores com os conectores de vídeo de DVI podem usar muitos aparelhos DVI-equipados de HDTV como uma exposição, entretanto, devido aos direitos autorais, não está desobstruída se tais sistemas poderão eventualmente rodar o índice protegido, porque a ligação não é cifrada.

O sinal USB não é original do DVI, mas foram incorporados mais tarde, plugue e exposição de VESA conector usado no InFocus em seus sistemas do projetor e no conector da exposição de Apple, que foi usado no Apple até 2005.
interfaces do DVI