COMO PROTEGER CONTRA SURTOS ELÉTRICOS

 

A comentada influência da energia elétrica no resultado final do seu sistema de som é um dos itens muito discutidos.
Este assunto é confuso até para os instaladores de Home Theater, imagine para os leigos.

Vamos utilizar uma linguagem bem simples para tentar explicar os tipos de problemas na rede elétrica e os “protetores” disponíveis no mercado.

Tipos de Problemas

– Spikes: surtos de energia (tensão ou corrente), causados por raios e restabelecimento abrupto de energia, após corte da mesma . Podem até queimar todos os equipamentos.

– Interferências de Radio Frequência e eletromagnéticas: interferências causadas por lâmpadas fluorescentes, reatores de lâmpadas (AR, dicróicas,etc.), eletrodomésticos (liquidificadores, freezer, geladeira, aspiradores de pó, secadores de cabelo, bomba de pressurização de água, chuveiro e torneiras elétricas), elevadores, etc., causam chuviscos e interferências na imagem. Devido à proximidade em alguns casos, até equipamentos dos vizinhos, podem interferir no resultado final do seu equipamento.

– Variação de tensão: variações de tensão (voltagem) causadas por problemas na geração, transmissão e distribuição da sua concessionária, horários de pico ou saída do mesmo de utilização de energia da sua cidade ou quadra onde mora. Podem causam queima ou abreviamento de vida do equipamento.

– Queda de energia (voltagem): A queda de energia bruscamente, e abrevia a vida útil do projetor, pois ele necessita que o “cooler” continue funcionando por alguns instantes após o desligamento da lâmpada. No caso de retorno rápido pode ocasionar SPIKE.

– Falta de aterramento: em construções mais antigas não dispõe do aterramento. Neste caso a solução ideal é chamar um eletricista competente.

– Instalação inadequada: Ligar o ventilador no mesmo circuito do Home Theater, com certeza vai ter interferência. Desta forma é necessário circuito e disjuntores independentes, com fiação de pelo menos sessão 2,5mm anti-chama com aterramento. Neste caso também a solução ideal é chamar um eletricista competente.

Agora que você conhece os tipos de problemas, vamos ver os equipamentos para solucionar estas situações

Filtro de linha

Sistema mais simples de proteção, parecido com aqueles usados em informática, contudo os usados em Home Theater devem ter potência maior e proteção de antena, pois não adianta proteger somente a energia, no caso do RAIO atingir sua antena ou TV por assinatura, como todo sistema está interligado vai queimar os equipamentos.

O sistema de proteção é bem simples : com o uso do varistor os SPIKES (veja Tipos de Problemas – Spikes) as variações abruptas de tensão, corrente ou raios no sistema de Antena são direcionados para o aterramento.

Apresentam várias tomadas separadas por faixas de potência (RECEIVER, TV, DVD. BLU-RAY, DECODER  DE TV POR ASSINATURA e etc.)

 

FILTRO DE LINHA ENERMAX LF8

DICAS NIPPONSTUDIOS

Não use os filtros de linha, usados em computadores. São de potência menores, a maioria tem mau contato elétrico e não protege o sinal de Antena e principalmente o Varistor usado nestes filtros de linha são baratos e não são confiáveis (baixa velocidade, ocasionando queima de equipamentos)

 

 

 

 

Condicionadores de Energia

Filtra os harmônicos da rede elétrica melhorando sensivelmente o áudio e vídeo. (Veja acima, Interferência de Radio Frequência e Eletromagnética).

Proteção contra surtos de tensão e corrente (Veja acima SPIKES), a traseira do condicionador de energia é parecida coma dos Filtros de Linha isto é, por sessões de equipamentos de potências parecidas e tomadas chaveadas ou diretas.

Alguns apresentam, tomadas na sua parte frontal, útil para uso eventual para carregar celulares e notebooks, filmadoras,vídeo games, etc.

Protege ainda o sinal do telefone (in e out), já que é normal que tenha uma linha de telefone no Home Theater, tanto pelo uso normal ou ligado na TV por Assinatura, para fazer compras de programas (PER PAY VIEW).

CONDICIONADOR DE ENERGIA SAVAGE DMA1500

Seu método de funcionamento é o uso de MOV (Metal Oxide Varistor) com circuitos independentes por etapas para melhor proteção, alguns têm isoladores toroidais para melhor isolação, outros mais sofisticados permitem inserir senhas para uso, útil para controlar o uso de equipamentos de crianças ou pessoas não autorizadas, saída Trigger para automatizar projetores, cortinas elétricas, telas de projeção, lift do projetor, etc. e Voltímetros digitais ou por LED.

Pode ser usado em conjunto com ESTABILIZADORES DE TENSÃO.

DICAS NIPPONSTUDIOS

Considerado o melhor custo benefício em termos de proteção do sistema de Home Theater. Dependendo do modelo substitui Filtro de Linha, Isoladores (alguns modelos) e No Break (alguns modelos) além da sua virtude principal, de agir contra Interferência de Radio Frequência e Eletromagnética .

Estabilizadores de tensão (Voltagem)

As flutuações de tensão (110 ou 220V) prejudicam o desempenho e durabilidade dos equipamentos. (Veja os Problemas : Variação de tensão).

Não confunda com estabilizadores simples de computador, eles tem pouca potência e principalmente são geradores de ruídos no áudio e vídeo. Os projetados para áudio/vídeo dispõem de circuitos que eliminam os ruídos gerados internamente pelos autotransformadores.

ESTABILIZADOR DE TENSÃO SAVAGE GR5000

Pode ser usado em conjunto com CONDICIONADOR DE ENERGIA.

DICAS NIPPONSTUDIOS

Usado em conjunto com CONDICIONADOR DE ENERGIA é um instrumento excelente naqueles locais de energia oscilante e suja.

NoBreak

Conhecido pelo uso de informática, mais uma vez este equipamento deve ser do tipo usado em Áudio/Vídeo que tem circuitos que fornece Onda Senoidal.

O equipamento é usado principalmente em projetores para evitar que numa eventual queda de energia a lâmpada se desligue, para que não diminui a vida útil da lâmpada, já que o correto seria que no seu desligamento, após alguns instantes o cooler interno da mesma, seja responsável pelo resfriamento.

DICAS NIPPONSTUDIOS

O uso de NO BREAK usados em informática pode ocasionar pequenos atrasos de sincronia na leitura de CDs, DVDs, BLUE RAY, pois se a onda não for senoidal, ocorre pequena variação de CLOCK.

Modulo de Isolação ou Transformador Isolador

Auxilia para aumentar a proteção de energia nos locais sem aterramento e nas interferências causadas em locais de tensão BIFÁSICAS (duas fases de 110V para ter 220V). Pode ser usado com Condicionador de Energia, Estabilizador e No-break.

DICAS NIPPONSTUDIOS

Para maior eficiência use o Modulo de Isolação sempre com o Condicionador de Energia.

Autor: Luiz Kaoru Iida
 

Newsletter

Redes Sociais

Contato

  • Av. Anita Garibaldi, 2058 - Ahú - Curitiba/PR