CAIXAS DE SOM DE EMBUTIR

 

Hoje a maioria das construções modernas usam gesso ou gesso acartonado (dry wall), assim facilita a instalação das caixas de som de embutir são os tipos preferidos por arquitetos, decoradoras e donas de casa por serem discretas e ficarem “invisíveis” quando instaladas.

UTILIZAÇÃO

Home Theater – com espaço reduzido ou quando se quer deixar ambiente mais “clean”.
Surround – a idéia de usar as caixas de embutir como caixas surround (traseiras) em Home Theater é quase um consenso total, pois desaparecem fios, suportes de paredes e pedestais de caixas de som.

aplicação da Caixa acústica de embutir

Frontais, Central e Surround – utilizar as caixas de embutir anguladas como caixas frontais, central e traseiras significa “limpar” mais o seu ambiente. O móvel dos equipamentos ficará mais “clean” sem dúvida nenhuma.

Aplicação do sistema surround 5.1 canais

Esquema 5.1 canais

Aplicação do sistema surround 7.1 canais

7-1

Aplicação do sistema surround

Esquema 2.1

DICAS NIPPON STUDIOS

Você pode substituir as caixas de som que está no móvel, pedestal ou suportes de parede com as de embutir, sem trocar o receiver ou o home theater in na Box, a qualidade sonora é bem melhor que as caixas satélites.

Som Ambiente

Nas soluções de som ambiente as caixas de embutir são imbatíveis, pois se adaptam a qualquer tipo de decoração e cômodos, como quartos, living, churrasqueira, copa, varanda, banho, spa e sauna.

No momento da construção ou reforma da casa, para instalar o sistema de som ambiente, é importante que haja um projeto para tal, que deve ser feito por técnicos especializados em automação e áudio e vídeo.

O projeto deve prever volume independente em cada ambiente, com atenuadores de volume ou key pads, locação correta em relação ao mobiliário e a dispersão sonora. Evitar as ligações paralelas que obrigam o instalador usar caixas com transformador 70 Volts, o que gera perda útil de potência e qualidade.
(fotos churasqueira, copa , banho)

TIPOS DE CAIXAS

Caixa de Embutir Quadrada LOUD SQ6 100

COM TWEETER PIVOTANTE – oferece o tweeter móvel que é o alto falante dos sons agudos, permitindo ao técnico instalador ajustar de acordo com o ambiente.

 

 

 

Caixa de Embutir Quadrada LOUD SL6 100CAIXAS ANGULADAS – internamente (dentro do forro) angulado usado como caixas frontais e central ou em instalação de som ambiente quando há exigência de angulação.

 

 

 


Caixa de Embutir Quadrada Marinizada LOUD SQ6 MRUSO EXTERNO (out door) Para ambientes úmidos existe a linha de caixas marinizadas. Seus componentes são feitos de materias que não enferrujam. Nas caixas “in door” a carcaça do alto falante é de ferro, a bobina e a cordoalha (fiação) são de cobre, já nas marinizadas estes ítens foram substituídos por alumínio. O corpo da caixa é de ABS (material plástico), a tela é de alumínio, com pintura epoxi e os parafusos são de aço inoxidável. Usado em Banheiros, Saunas e Barcos.

 

 

 

FORMATO DAS CAIXAS DE SOM DE EMBUTIR

Caixa de Embutir Redonda LOUD RCS 100

Caixas Redondas – em instalações residências as caixas redondas estão caindo em uso no Brasil.

 Na instalação comercial ainda é usado, a sua vantagem é o preço.

 

 

 

Caixas Retangulares – é o que tem mais qualidade sonora, porque o tweeter (alto falante reprodutor do som agudo) é separado do woofer (alto falante reprodutor do som médio grave e grave) resultando em melhor qualidade em relação as caixas redondas e quadrados.

 

 

Caixa de Embutir Quadrada LOUD SL6 100

Caixas Quadrados – é o campeão de vendas em uso residencial, considerado moderno pelos arquitetos pois é perfeitamente compatível com spots de iluminação redondos e quadrados de embutir.

 

 

 

Conclusão

As caixas de embutir inicialmente utilizadas nos EUA, estão invadindo as construções modernas em todo mundo. O uso em residências e escritórios tem se dado principalmente porque o gesso apresenta vantagens térmica/acústica, permite embutir também a iluminação, reparo fácil, custo baixo, flexibilidade, formando um ambiente clean e bonito.
O valor destas caixas são bem acessíveis, porém deve-se escolher marcas de boa qualidade, como a Loud Aúdio e a Polk Audio todas com 5 anos de garantia. Evite daquelas com fixação tipo mola, pois são feitas de ferro que enferruja e com somente 2 pontos de fixação, que vibram com um certo volume.
Por isso, não é a toa que as caixas de embutir estão sendo sucesso mundial!

DICAS NIPPON STUDIOS

* A questão do posicionamento da caixa é muito importante. Escolha um profissional competente para indicar melhor este ítem, um projeto de tubulações bem feito é garantia de excelente resultado.

* Estas caixas levam vantagem em estética e qualidade em relação as caixas satélites

* É possível substituir a sua caixa no pedestal ou no suporte de parede, pelo de embutir no gesso sem nenhuma restrição.

* Importante que o gesseiro deixe os arames de fixação do gesso bem esticados para que o gesso não vibre quando aumentar o som.

Autor: Luiz Kaoru Iida